Notícias

Fique por dentro da NSO

ÁREAS DE ATUAÇÃO


25 de Agosto de 2015 às 15h06min


Estima-se que existam, atualmente, entre 50 mil a 60 mil utilizações possíveis para as borrachas. As principais funções desempenhadas pelos artefatos e peças produzidos em borracha são:

  1. amortecedores de choques e vibrações — como, por exemplo, pneus, solados de calçados, pés de aparelho, buchas antivibratórias; e
  2. vedação — tais como de molduras (ou guarnições) de portas e janelas de veículos, geladeiras e peças técnicas de vedação, como anéis, gaxetas, juntas, retentores e diafragmas.

Os usos podem ser classificados em:

  1. pneumáticos; e
  2. não-pneumáticos — estes podendo ainda se subdividir em automotivos e não-automotivos.

 

Além das funções e aplicações principais, as borrachas são empregadas em:

  1. impermeabilização e proteção de outros materiais - revestimento de papéis (papel cuchê), tecidos, tanques industriais, fios e cabos elétricos;
  2. isolamento elétrico;
  3. modificação de resistência ao impacto de outros materiais - como, por exemplo, BR em poliestireno, EPDM em polipropileno, NBR em PVC (cloreto de polivinila) e TR em asfaltos; e
  4. fabricação de artigos diversos como luvas, tubos, mangueiras, preservativos, chupetas etc.

Na fabricação de alguns artigos, as borrachas enfrentam a concorrência de termoplásticos, dentre os quais merecem destaque o PVC e o EVA (etileno acetato de vinila). O PVC, com uma carga adequada de plastificantes, adquire propriedades elásticas que permitem a substituição de borrachas na fabricação de luvas, tubos e mangueiras. O EVA concorre com as borrachas em solados de calçados. Algumas utilizações para cada tipo de borracha são apresentadas a seguir:

  1. NR - a borracha natural não pode ser inteiramente substituída por borrachas sintéticas em pneus, porque aquela possui uma geração de calor mais baixa. Devido a esta característica, a NR precisa ser utilizada em maiores proporções nos pneus de carga, submetidos a maior esforço como os de caminhões e ônibus.
  2. BR — além da utilização em pneus, o BR vem encontrando um mercado crescente como modificador de resistência ao impacto do poliestireno na produção do High Impact Polystyrene (HIPS) ou PSAI.
  3. NBR — devido a sua excelente resistência aos derivados de petróleo, é especialmente recomendada para fabricação de peças e componentes das indústrias automobilística, gráfica, de petróleo e petroquímica que tenham contato com aqueles produtos, tais como mangueiras para óleos e solventes, retentores, gaxetas, juntas, anéis de vedação e revestimento de cilindros de impressão, vasos e tanques industriais. A 10 NBR tem sido utilizada também como aditivo de PVC, para melhorar as propriedades de artefatos que necessitam de resistência a óleo, ozônio, intempéries e abrasão, como coberturas de mangueiras, fios e cabos, solados e botas industriais.
  4. EPDM — devido a sua especial resistência ao envelhecimento é aplicado preferencialmente em peças externas de automóveis, como molduras de vedação de janelas e portas de veículos, batentes, frisos e palhetas de limpador de pára-brisas. Aplica-se, também, como modificador do polipropileno nos TPOs (ver item de borrachas termoplásticas).
  5. Borrachas especiais - exemplos de aplicações onde estes materiais são requeridos:

 a)isolamento de fios e cabos elétricos submetidos a condições de temperatura extremas - muito baixas em aeronaves e foguetes, e elevadas em fornos elétricos;

 b)fabricação de artigos médicos que precisam ser inócuos e inertes;

 c)revestimento de máquinas e equipamentos, e peças de vedação - anéis, gaxetas etc. - submetidos a contato com ambientes muito agressivos, assim como:

 • oxidantes (peróxidos e ácido crômico);

 • ácidos e bases fortes (soda cáustica, ácido sulfúrico); e

 • thinners para tintas em cilindros de impressão gráfica.

25/08 - CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS BORRACHAS

Os mais de 500 tipos e variedades de borrachas existentes podem ser classificados em cerca de 20 grupos principais, identificados por siglas ou nomes comerciais.


25/08 - CONHEÇA MAIS SOBRE BORRACHAS OU ELASTÔMEROS

As borrachas ou elastômeros* são materiais poliméricos que se distinguem pela capacidade de retornar rapidamente à forma e à dimensão originais, quando submetidos a um esforço ou deformação externa que aumente seu tamanho em pelo menos duas vezes. Apesar de conhecidas e utilizadas, para fins lúdicos ou ornamentais, há muito tempo por povos indígenas das Américas, as borrachas só começaram a ter utilização industrial a partir de princípios do século XIX.


25/08 - A NSO BORRACHAS PRESENTE NO EVENTO SPORT – EXPO SHOW 2015

A NSO Borrachas com parceria da CrossFit participou do evento Sport - ExpoShow 2015 Evento ocorreu em Joinville/SC nos dias 8, 9 e 10 de maio no Centreventos Cau Hansen.